(Foto: Andre Gemmer/Green Filmes)
O Brasil jogará a fase final da Copa Davis, no novo formato, pela primeira vez. A vaga foi confirmada neste sábado (3), com a vitória por 3 a 1 sobre a Suécia, fora de casa, em Helsingborg, nos Qualifiers da competição por países.
A equipe de Jaime Oncins saiu na frente, ainda na sexta-feira (2), com a vitória de Thiago Monteiro sobre Karl Friberg, por 6/3 e 7/6(5). Na sequência, porém, Elias Ymer empatou para os suecos, virando sobre Gustavo Heide: 4/6, 6/1 e 6/3.
Com isso, a rodada deste sábado começou com o duelo empatado. O Brasil voltou a ter vantagem com a vitória nas duplas. Rafael Matos e Felipe Meligeni superaram Filip Bergevi e Andre Goransson por 6/2 e 7/5. Depois, Monteiro conseguiu seu segundo triunfo na série, virando sobre Ymer: 4/6, 6/4 e 6/2.
Com o resultado, o time brasileiro definiu a passagem para o Grupo Mundial pela primeira vez desde 2015, ano em que perdeu para a Argentina.
No novo formato, com uma fase de grupos, criado em 2019, é a primeira vez que a equipe chega à fase final. A chave, que ainda será sorteada, será disputada em setembro, após o US Open. Depois, em novembro, tem o mata-mata que define o campeão da competição.
Comentários