O ATP 250 de Bastad começou com dois top 10 na disputa, sendo eles Andrey Rublev e Casper Ruud. Mas, após ambos caírem cedo, a luta pelo título se abriu e um velho conhecido dos troféus, ainda mais no saibro, aparece: Rafael Nadal.
O espanhol optou por voltar ao torneio sueco após 19 anos (foi campeão por lá na última participação, em 2005), de olho na preparação para os Jogos Olímpicos, que serão no saibro.
A princípio, o maior objetivo era disputar jogos e ganhar ritmo, após ficar fora da temporada de grama e não atuar desde Roland Garros. Não à toa, ele também entrou nas duplas, ao lado de Ruud.
Mas, chegando às quartas e olhando para os nomes da chave, se torna inevitável a reflexão: será Nadal o favorito claro ao título?
O melhor ranqueado entre os sobreviventes é Mariano Navone, 36º da ATP. O argentino, inclusive, é o rival de Rafa nas quartas.
Fora ele, todos os demais estão fora do top 50. Três jogadores (Thiago Tirante, Duje Ajdukovic e Timofey Skatov) não são nem top 100.
Com isso, mesmo que Nadal esteja longe de ser o dominador do saibro de tempos atrás, ainda é difícil contar com derrota dele, no piso, para qualquer um dos nomes restantes. Ao mesmo tempo, ele é certamente mais vulnerável.
Navone não é um grande perigo em potência, mas nas condições lentas de Bastad pode exigir fisicamente do espanhol, o que, aos 38 anos de Nadal, pesa.
Em uma eventual semi, o brasileiro Thiago Monteiro pode ser o rival. O brasileiro não tomou conhecimento de Ruud e dominou o top 10 norueguês. O peso mental de enfrentar Rafa é maior, mas tecnicamente Casper também era um enorme desafio e o cearense superou.
Não é absurdo considerar Nadal o favorito, se olharmos pelo lado do peso que ele carrega no tênis e, ainda mais, no saibro. Ao mesmo tempo, antigamente uma chave assim seria dada como certa para o espanhol levantar o troféu. Não é o caso à essa altura.
Mas talvez nem o próprio Rei do Saibro esperasse que, nessa reta final de carreira, teria uma chance tão boa de ganhar mais um ATP. O caminho está aberto.
Pelas odds da KTO Brasil, Nadal é o favorito, pagando 2,13 pelo título. Thiago Monteiro e Roberto Carballes Baena, com 6,40, vem a seguir. Acesse o link e confira todos os mercados. Use o código RAQUETE e tenha 20% de bônus no 1° depósito.
Comments