João Menezes anunciou sua aposentadoria do tênis profissional. O brasileiro, de 27 anos, revelou a decisão no último fim de semana. Segundo o tenista, seu corpo não permite mais que ele atue em alto nível.
"Foi uma decisão basicamente automática. Foi o meu corpo que tomou essa decisão. Não consigo mais suportar jogar com intensidade para o tênis profissional. Até hoje sinto dor da fratura por estresse na tíbia que sofri no Recife, tenho várias limitações, não consigo mais apoiar na perna esquerda, ela serve apenas como muleta. Uma coisa é fazer uma exibição com intensidade mais baixa, outra é chegar e treinar quatro horas por dia, viajar e competir a cada semana. Não consigo mais", explicou.
Leia mais:
Menezes passou os últimos anos com dificuldade para disputar o circuito. Antes da fratura na tíbia, ele teve também problemas sérios no joelho. Com isso, pouco jogou de 2022 para cá. Em 2024, tentava um retorno no início do ano, mas a lesão sofrida em Recife atrapalhou os planos novamente.
O brasileiro teve seu grande momento quando ganhou o Pan-Americano de Lima, em 2019. O título garantiu o direito de disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Ele enfrentou Marin Cilic e deu trabalho, perdendo batalha na qual chegou a ter match point.
Em termos de ranking, Menezes chegou ao 172º lugar como melhor posição. Seu maior título no circuito foi o Challenger de Samarkand, em 2019. Ele também foi campeão em cinco ITFs em simples. Nas duplas, foram sete ITFs e um Challenger.
Sobre o futuro, João ainda deixa os planos em aberto, mas conta com várias opções: "Estou tocando minha arena de Beach Tennis. Estou fazendo faculdade no segundo ano de economia, tenho pretensões de tirar capacitação no tênis para começar a trabalhar com criança, algo que não domino. Só o futuro vai dizer, estou com a cabeça aberta".
Comments