Alina Korneeva (Foto: WTA)
O que você fazia aos 16 anos? A pergunta que já é tradição na internet para falar sobre façanhas alcançadas por jovens, em todos os segmentos, cabe perfeitamente na chave feminina do Australian Open 2024.
Três jovens de 16 anos estão na segunda rodada do torneio feminino em Melbourne: as russas Mirra Andreeva e Alina Korneeva, além da tcheca Brenda Fruhvirtova.
Andreeva já vem fazendo algum estrago desde 2023 no circuito. Ela já soma vitórias em todas as chaves de Grand Slam e está no top 50, ocupando o 47º lugar no ranking.
Na primeira rodada, passou pela norte-americana Bernarda Pera (71ª) em sets diretos: 7/5 6/2. Agora, terá a número 6 do mundo, Ons Jabeur, pela frente.
Em 2023, Mirra foi vice-campeã do AO no juvenil. A campeã? Alina Korneeva, que também chega à segunda rodada no profissional agora.
A russa, atualmente 179 do ranking, furou o quali e, na primeira fase, bateu Sara Sorribes Tormo (52ª) de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2.
E, aqui no Brasil, o jogo de segunda rodada de Korneeva interessa ainda mais, já que enfrenta Beatriz Haddad Maia (12ª).
Por falar em Bia, ela superou Linda Fruhvirtova (84ª) na estreia. Se a irmã mais velha caiu, Brenda Fruhvirtova (107ª) conseguiu superar a primeira rodada.
Assim como Korneeva, a tcheca furou o quali e manteve o embalo na chave principal, ao superar a experiente romena Ana Bogdan (63ª) em três sets.
Número 107 do mundo, Fruhvirtova terá pela frente ninguém menos do que a atual campeã do Australian Open e 2 da WTA, Aryna Sabalenka, na segunda rodada do torneio.
A última vez que três garotas de 16 anos ou menos chegaram à segunda rodada havia sido em 2005. Naquele ano, a tcheca Nicole Vaidisova foi até à terceira fase com 15 anos.
A holandesa Michaella Krajicek e a francesa Tatiana Golovin, ambas com 16, pararam na segunda rodada.
Andreeva, Korneeva e Fruhvirtova não eram nem nascidas quando o trio acima alcançou a marca em 2005. A nova geração está chegando com tudo na WTA.
Comments