(Foto: Fotojump)
Rafael Matos é o primeiro brasileiro campeão do Rio Open. Ele conquistou o título de duplas ao lado do colombiano Nicolas Barrientos.
Na final, disputada neste domingo, os sul-americanos bateram os austríacos Erler/Miedler, com parciais de 6/4 e 6/3.
Na 10ª edição do principal torneio do país nos últimos anos, enfim saiu um título para o país. Os melhores resultados sempre vieram nas duplas.
Marcelo Melo (duas vezes), Bruno Soares, Rogério Dutra Silva e Thomaz Bellucci bateram na trave, chegando a finais nas duplas. Coube a Matos encerrar o jejum.
A parceria do brasileiro com Barrientos começou em 2024 e já deu algumas boas amostras. Passaram rodada no Australian Open, ganharam de uma boa dupla (Mahut/Roger-Vasselin) em Adelaide e vinham de semifinal no 250 de Buenos Aires, semana passada. O título de 500, coroam o bom início.
É o sétimo ATP de Rafael, o primeiro 500. Antes, eram sete troféus da classe 250. Sendo assim, chega ao maior troféu nas duplas masculinas e, certamente, seu principal resultado da carreira, junto com o Australian Open nas mistas com Luisa Stefani, em 2023.
Em termos de ranking, o título leva o gaúcho de volta ao top 50. Ele, que já chegou a estar entre os 30 melhores, recupera um pouco do espaço e ganha margem para se manter nos principais torneios ao longo do ano.
A melhor edição dos brasileiros no Rio Open termina com a cereja do bolo: um título inédito. Agora, as principais marcas a serem alcançadas passam a ser as semifinais, finais e título em simples também.
Comments