Números 1 e 2 do mundo, Iga Swiatek e Aryna Sabalenka fizeram valer o status e jogarão a final do WTA 1000 de Madri. A partida acontece neste sábado, a partir das 13h30, no horário de Brasília.
O jogo será reedição da decisão de 2023 no torneio. No ano passado, a bielorrussa venceu, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3.
No geral, porém, a polonesa leva vantagem no confronto direto. Em nove jogos, são seis vitórias. No saibro, o único triunfo de Aryna foi justamente em Madri 2023. Swiatek levou a melhor em Stuttgart, duas vezes, e em Roma 2022.
Iga é o nome a ser batido no saibro nos últimos anos. Ela ganhou as duas últimas edições de Roland Garros e está sempre chegando longe nos torneios da temporada de terra batida.
A campanha em Madri esse ano também foi dominante. Apenas Beatriz Haddad Maia tirou set da polonesa. E, ainda assim, Swiatek virou com naturalidade no segundo e terceiro sets, sem dar muita chance à brasileira.
Enquanto isso, Sabalenka teve mais dificuldades no caminho. Apenas nas quartas, contra Mirra Andreeva, passou em sets diretos. Esteve perto da derrota na semi contra Elena Rybakina, que sacou para o jogo. Mas, com enorme capacidade de luta e coragem, a bielorrussa se sustentou e chegou à final.
A campanha e o retrospecto geral no saibro tendem a colocar Iga como favorita na decisão. A própria Aryna admitiu as dificuldades de vencer a rival no saibro, colocando a final do ano passado como seu grande momento.
"(A final de 2023) foi o melhor jogo que fiz na vida, especialmente no saibro. Foi intenso, poderoso. Creio que foi a melhor final da minha carreira", disse ela, dando a dica do que é preciso para superar a polonesa no saibro.
Na KTO Brasil, o favoritismo de Swiatek fica evidente nas odds. Vitória dela paga 1,28, contra 3,66 da bielorrussa. Para Sabalenka ganhar um set, a odd é 1,96.
Confira aqui os mercados para a grande final de Madri. Use o código RAQUETE e tenha 20% de bônus no 1° depósito.
Campanhas até a final:
Iga Swiatek
Primeira rodada - Bye
Segunda rodada - Xiyu Wang (CHN), 6/1 6/4
Terceira rodada - Sorana Cirstea (ROM), 6/1 6/1
Oitavas de final - Sara Sorribes Tormo (ESP), 6/1 6/0
Quartas de final - Beatriz Haddad Maia (BRA), 4/6 6/0 6/2
Semifinal - Madison Keys (EUA), 6/1 6/3
Aryna Sabalenka
Primeira rodada - Bye
Segunda rodada - Magda Linette (ITA), 6/4 3/6 6/3
Terceira rodada - Robin Montgomery (EUA), 6/1 6/7(5) 6/4
Oitavas de final - Danielle Collins (EUA), 4/6 6/4 6/3
Quartas de final - Mirra Andreeva (RUS), 6/1 6/4
Semifinal - Elena Rybakina (CAZ), 1/6, 7/5 7/6(5)
ความคิดเห็น