top of page
Foto do escritorraquetenamao

Tênis nos Jogos Olímpicos Paris 2024: relembre os principais momentos

Atualizado: 11 de ago.


Novak Djokovic com a medalha de ouro em Paris 2024

O tênis foi um dos destaques dos Jogos Olímpicos Paris 2024. A modalidade brilhou na cerimônia de abertura e, dentro de quadra, grandes histórias foram contadas. 


Por isso, é hora de relembrar quem subiu ao pódio e os momentos marcantes do evento.


O tênis em destaque na abertura

Entre o desfile das delegações no Rio Sena, o show de Celine Dion e Paris como pano de fundo, o tênis também roubou a cena na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.


Rafael Nadal recebeu a tocha de Zinedine Zidane na passarela montada em frente à Torre Eiffel. Na sequência, o maior vencedor de Roland Garros entregou o fogo olímpico a Serena Williams, passeando juntos pelo Sena.


Quando a tocha voltou ao solo, quem a recebeu das mãos de Rafa foi Amelie Mauresmo, uma das principais tenistas francesas da história.




O Golden Slam de Novak Djokovic

Aos 37 anos e em sua quinta Olimpíada, ele conseguiu: Novak Djokovic conquistou o Career Golden Slam - os quatro títulos de Major e o ouro olímpico.


Antes de Paris, o sérvio nunca havia chegado à final, tendo como melhor resultado o bronze em Pequim 2008. 


Em uma final eletrizante contra Carlos Alcaraz - e passando por Rafael Nadal na segunda rodada -, Nole conquistou o título que faltava em sua carreira dourada, juntando-se a Steffi Graf, Andre Agassi, Serena Williams e Rafael Nadal.


O ouro inédito da China e a queda da favorita

Qinwen Zheng fez história duplamente em Paris. Além de garantir a primeira medalha de ouro da China no tênis, desbancou a principal favorita: Iga Swiatek.


Zheng superou a número 1 do mundo na semifinal (6/2 7/5) e impôs a primeira derrota de Iga, em Roland Garros (onde foram disputados os Jogos), desde 2021, encerrando uma série de 25 vitórias da rival no saibro francês.

Pódio do tênis feminino em Paris 2024

Na luta pelo ouro, a chinesa não deu chances à croata Donna Vekic (6/2 6/3) e subiu ao lugar mais alto do pódio. Swiatek, por sua vez, voltou ao domínio habitual no saibro e atropelou a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova (6/2 6/1), garantindo o bronze - e também a primeira medalha da Polônia, no tênis, em Olimpíadas.


A última dança (ou saque) de grandes nomes

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 também marcaram a despedida de dois grandes nomes do tênis: Andy Murray e Angelique Kerber.


Os tenistas chegaram ao posto de número 1 do mundo, conquistaram Grand Slams, medalhas olímpicas, torneios entre países e muito mais.


Na capital francesa, Murray disputou apenas a chave de duplas, ao lado do britânico Daniel Evans. O adeus às quadras veio nas quartas de final.


Já Kerber jogou simples e duplas em seu último torneio profissional. Ao lado de Laura Siegemund, não passou da estreia; no individual, chegou às quartas.


Saiba mais sobre a carreira de Kerber e Murray no vídeo do Raquete Na Mão:



Veja o quadro de medalhas do tênis por países em Paris 2024

Quadro de medalhas Paris 2024


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page